Coordenador : Maína Bertagna
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391386.2206.269236.13042023
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O Público alvo são professores e estudantes de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de diversas universidades brasileiras, pesquisadores na área de Educação em Ciências e Ensino de Biologia, Professores da Educação básica do ensino fundamental, médio e modalidade EJA, especialmente dos estados do RJ e ES.
Local de atuação: Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), São Gonçalo, RJ.
Objetivo
- Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área; - Fortalecer os vínculos entre pesquisadores, estudantes de graduação e professores atuantes no ensino de Ciências e Biologia; - Socializar relatos de experiências vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências e Biologia; - Atualizar professores dos diversos segmentos e modalidades de ensino em torno das contribuições recentes da pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; - Contribuir para a melhoria do ensino de Ciências e Biologia nos diversos níveis e ramos de ensino; - Oferecer subsídios teórico-práticos para a docência em Ciências e Biologia; - Divulgar e fortalecer a atuação da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.
Resumo
A ação trata de uma proposta de evento científico-acadêmico da décima edição do Encontro Regional de Ensino de Biologia (X EREBIO) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio - Regional 2/Rio de Janeiro e Espírito Santo) intitulado O Ensino de Ciências e Biologia entre reencontros e novos encontros: memórias, movimentos, mudanças. O evento ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2023, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e terá três mesas-redondas, apresentação de trabalhos, minicursos e atividades culturais. O Encontro pretende reunir cerca de quinhentos participantes (professores da Educação Básica, licenciandos, pesquisadores e divulgadores da ciência), com vistas a atingir especialmente o público de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé e municípios adjacentes, além do norte fluminense. O evento pretende celebrar o reencontro presencial entre professores, estudantes e pesquisadores nas escolas, nas universidades e nos eventos científicos, após o período de isolamento social devido à pandemia do Covid-19. Espera-se dessa forma, que o evento se configure como um espaço potente de discussão e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes de graduação e professores atuantes no ensino de Ciências e Biologia, contribuindo para a socialização de experiências vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências e Biologia e atualização em torno das contribuições recentes da pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.